terça-feira, 30 de junho de 2009

Aviãozinho bacana ...

E ai pessoalzinho, tudo na tranquilidade?

Vejam essa matéria interessantíssima que encontrei na internet da revista Superinteressante que fala sobre um avião que é movido à energia solar... muito bacana a proposta. Quem sabe em um futuro não muito distante, poderemos ter nossos automóveis sendo movidos com energias menos poluidoras...

Atenção Braynner, você que curte aviação vai gostar da idéia...



Vejam a matéria na íntergra:

Na onda das fontes energéticas limpas, a novidade é o HB-SIA, mais conhecido como Solar Impulse, um protótipo de avião movido a energia solar, idealizado pelo suíço Bernard Piccard – aquele que ficou famoso ao fazer o primeiro voo ao redor do mundo, sem escala, em um balão de ar quente, o Orbiter 3, em 1999.

Com o peso de um carro comum, as asas semelhantes às de um jato Jumbo, quatro motores e 24 mil células solares para gerar energia, o avião deve ganhar os ares ainda este ano.

Para quem está se perguntando o que pode acontecer se começar a chover ou escurecer em pleno vôo, a resposta está nas baterias de alto desempenho que armazenam energia suficiente para mover o avião dia e noite.

Tanto que, estão previstos testes em voos noturnos para o ano que vem. E uma nova versão do Solar Impulse – o HB-SIB – deve atravessar o Atlântico e os EUA em 2012 e, em seguida, dar a volta ao mundo em cinco etapas, percorrendo o mesmo trajeto feito pelo balão de Piccard.

A inovação pode se tornar um meio de reduzir em 5% as emissões de gases de efeito estufa do planeta – valor calculado para a frota de aviões – e deixar os fabricantes de todos os meios de transporte sem desculpas para abandonar os combustíveis fósseis e aderir ao mundo fotovoltaico.

Planeta Sustentável: Superinteressante

Um comentário:

  1. Que show de tecnologia e sustentabilidade. Acredito que dentro de alguns anos estaremos voando em uma criança dessas. Parabéns pelo post Juliano. A natureza agradece essas novas idéias.

    ResponderExcluir